COMO TER UM INTESTINO FORTE E SEM DIARREIA

O Intestino Delgado ocupa a maior parte do Tubo Digestivo. E neste Artigo vamos referir-nos principalmente a esse importante Órgão Interno. Ele está ligado a outros Órgãos Internos, no seu funcionamento físico e energético.

Nos 5 Elementos, o Intestino Delgado pertence ao Elemento Fogo, juntamente com o Coração. Portanto, está ligado ao máximo de Yang (Fogo), pois além disso é o Yang do Sistema Coração (Yin)/Intestino Delgado (Yang). Prova das características francamente Yang do Intestino Delgado, são o facto de ser o Órgão mais comprido do corpo – 6 a 7 metros de comprimento – e de ter uma área de superfície interna equivalente a um campo de futebol.

O sabor associado ao Elemento Fogo (Coração/Intestino Delgado), é o Amargo.

Curiosamente, os Aperitivos são Amargos. O amargo abre o Apetite, portanto beneficia e estimula a Digestão. E certamente estimulará também o Intestino Delgado.

Por outro lado, o Elemento Central da Digestão é a Terra, representada pelo Estômago (Yang)/Baço-Pâncreas (Yin). Assim, por simplificação, dizemos que o Baço-Pâncreas é o Mestre da Digestão. Portanto, o normal funcionamento do Intestino Delgado depende em grande parte do Baço-Pâncreas.

O Elemento Terra caracteriza-se por Transformação:

  • Transformação de Yin em Yang;
  • Transformação de Yang em Yin;
  • Transformação de um Elemento noutro Elemento.

Efectivamente o Pâncreas fabrica numerosas Enzimas digestivas, principalmente para a Decomposição e Digestão dos Hidratos de Carbono e das Proteínas. E o Intestino Delgado é um local de profundas Transformações ou Transmutações Biológicas, transformando Comida e Bebida em Sangue e Energia Vital (Qi).

Outro par de Órgãos Internos decisivos na Digestão e consequente trabalho do Intestino Delgado é o Fígado (Yin)/Vesícula Biliar (Yang), os quais pertencem ao Elemento Madeira.

O Fígado produz a Bílis que depois é armazenada na Vesícula Biliar e esta debita a Bílis no Duodeno (início do Intestino Delgado) para Decomposição e Digestão das Gorduras.

Portanto, a maior parte das Diarreias e Doenças afins, estão relacionadas com a Fraqueza ou Debilidade do Intestino Delgado, a qual por sua vez está relacionada principalmente com a Debilidade do Baço-Pâncreas (Falta de Qi (Energia) ou de Yang (Dinamismo) ou de Yin (Estrutura), esta como no caso da Diabetes).

BAÇO-PÂNCREAS, LÍQUIDOS E HUMIDADE

O Baço-Pâncreas tem a função do Transporte dos Líquidos no Corpo. Por isso detesta a Humidade, pois o excesso de Humidade sobrecarrega o seu trabalho. Logo, excesso de Líquidos, prejudica a Digestão, a qual está sob a alçada do Baço-Pâncreas.

O Estômago, pelo contrário, detesta a Secura, visto que ele próprio já é Yang (Órgão oco, responsável pela Transformação da comida, após engolida).
Mesmo assim, excesso de Líquidos atrapalham Baço-Pâncreas e mesmo o Estômago.

À MESA, NÃO BEBER

Durante as refeições, é muito importante não beber. Evidentemente, tendo em conta que a comida que estamos a ingerir está devidamente temperada (sem excesso de condimentos como Sal Marinho, Molho de Soja, Picantes, etc.).

Pois se a pessoa vai bebendo aos pouquinhos (Yin), de seguida apetece comer (Yang) e devido a comida Yang, de novo apetece beber (Yin). E assim gera-se um círculo vicioso, em que a pessoa acaba por comer demais.

Por outro lado, Bebidas Frias e sobretudo geladas, serão ainda mais nocivas, pois podem até paralizar a Digestão.

Portanto, evitar beber durante as Refeições, independentemente de ser um simples Chá Medicinal ou mesmo um Chá Digestivo, Água simples, Sumos de Frutas ou Refrigerantes ou mesmo Vinho, Cerveja ou outras Bebidas Alcoólicas.

E no caso de Refrigerantes (com adoçantes químicos) e de Bebidas Alcoólicas ainda prejudica muito mais, levando a pessoa a estados de Sonolência, Embriaguês ou mesmo Morte, em casos de grande descontrole.

Por isso, as Bebidas, nomeadamente Chás Medicinais, devem ser tomadas afastadas das refeições, alguns minutos antes (10 a 30 minutos, por exemplo) ou então uns 20 ou 30 minutos a 1 hora depois das Refeições.

Após alguns minutos a 1 hora após as Refeições, podemos tomar, por exemplo:

  1. Chá de 3 Anos: Digestivo, Tónico do Qi (Estômago/Baço-Pâncreas);
  2. Chá de Limonete (Lúcia Lima): Digestivo (Acidez Gástrica), Relaxante, Antidepressivo;
  3. Chá dePimpinela: Digestivo (Gases Intestinais), Hemostático (estanca Hemorragias).

EVITAR EXCESSO DE COMIDA

Ao comermos demais, estamos a sobrecarregar os Órgãos Digestivos, provocando uma Perda de Energia durante a Refeição e durante a Digestão, exaurindo a Energia Global do Corpo, podendo originar Cansaço, Fraqueza ou Debilidade e Sonolência.

Tal Estado de Cansaço ou Fraqueza, por excesso de Comida/Bebida, pode ser perigoso, podendo conduzir a Acidentes Rodoviários, Acidentes com Máquinas no local de trabalho ou Falta de Capacidade de Raciocínio ou de Clareza Mental para Trabalho ou Actividade Intelectual.

COZINHAR YANG PARA FORTALECER INTESTINO

  1. TOSTAR – Yanguiza, promove a Tonificação do Qi (Energia).
  2. SALTEAR – Yanguiza, permitindo contudo manter crocante e com certa frescura, sem queimar ou apurar demasiado.
  3. REFOGAR (NITUKE) – Yanguiza tanto mais quanto mais tempo estiver e sobretudo se refogar até secar completamente o líquido.
  4. ESTUFAR – Yanguiza, mantendo no entanto alguma Humidade.
  5. COZER – Método neutro (nem demasiado Yin nem demasiado Yang). Contudo, tratando-se de Alimentos Tóxicos ou demasiado Yin, deverão ser cozidos durante mais tempo. Se no final da cozedura ainda restar muita Água, nesse caso, o cozinhado ficou ainda muito Yin.
  6. ASSAR – Bastante Yang. Mais indicado sobretudo para Climas Frios, para o Inverno, para os Homens e para Yanguizar mais rapidamente.
  7. GRELHAR – Bastante Yang. Método bastante secante. Algumas pessoas doentes do Fígado, ficam com Dieta de “Cozidos e Grelhados”. Contudo, se o Doente sofre de Défice de Yin do Fígado (Irritabilidade, Agitação, Insónia, por exemplo), ao comer Grelhados ainda vai agravar o seu Défice de Yin, podendo levar a Calores Nocturnos e agravamento do Estado de Saúde do Fígado.
  8. FRITAR – Yanguiza bastante, visto que o Óleo permite cozinhar a Temperaturas bastante elevadas.Porém, tem o inconveniente do uso de muita Gordura (Óleo para Fritar). Portanto, após fritar, devem-se colocar os Fritos sobre Papel Absorvente, para eliminar o excesso de Óleo (Gordura). E além de enxugar os Fritos do seu excesso de Gordura de Fritar, devem-se também temperar depois com Sumo de Limão ou um pouquinho de Nabo Cru Ralado ou Rábano Cru Ralado ou Rabanete Cru Ralado com um pouco de Shoyu (Molho de Soja) por cima do Nabo, etc.

PRINCÍPIOS PARA TRATAR DIARREIA

  1. Evitar Alimentos Indigestos, Tóxicos, Crus ou demasiado Aguados, Gordurosos ou ainda demasiado Yin (com demasiado teor de Potássio e escassez de Sódio, por exemplo).
  2. Tomar Alimentos, Chás ou Medicamentos Naturais (Fitoterapia) que tonifiquem o Baço-Pâncreas/Estômago ou o Qi e que Drenem a Humidade (Tónicos do Baço-Pâncreas e Diuréticos).
  3. Praticar Exercício, ser Activo, Movimentar-se.
  4. Comer pouco e beber pouco ou pelo menos não comer nem beber em demasia (todo o tipo de comida, mesmo saudável e quaisquer tipos de Líquidos, incluindo Chás e Sopa
  5. Respirar Ar Puro ao Ar livre e apanhar Sol (pelo menos 1 Hora por dia, fora de casa, caminhar e respirar fundo sob os Raios Solares).