Instituto NaturMed

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Gengibre: Poderoso Vitalizante Geral – Doenças Respiratórias

Neste Vídeo apresento numerosos Poderes Medicinais do Gengibre, em Uso Interno (como Condimento, Chá, Comprimidos, Óleo Essencial, etc.) e em Uso Externo (Unguento, Sumo, Compressa, etc.).

Falo dos Efeitos do Gengibre a nível Físico (Órgãos e Tecidos) e Energético (Meridianos), bem como no Fortalecimento da Vitalidade em geral e Sexualidade.

E indico várias Receitas com Gengibre para Uso Interno e Externo.

O gengibre é uma planta superpoderosa.

Eu tenho um familiar que há tempos foi diagnosticado com infeção por Covid-19, e ele limitou-se a fazer um chá com sumo de gengibre, sumo de limão e mel. Tomou um medicamento natural e passado 4 dias estava impecável, sem ficar com recidivas, sem ficar com nenhuma sequela da doença. Nem chegou a ficar com falta de paladar, nem com falta de olfato.

Então, o gengibre é muito poderoso, não só para fortalecer a saúde, para fortalecer a pessoa em diversos aspetos, como também para tratar diversas doenças.

O gengibre é originário da ilha de Java na Indonésia, onde é usado como condimento e também como medicamento natural, quer internamente, quer externamente sob diversas formas – Internamente como chá ou em fórmulas medicinais; externamente como, por exemplo: óleo essencial, unguento ou como compressa quente de gengibre que tem muito poder.

Algumas propriedades do Gengibre

  • Analgésico: útil para dores;
  • Anti-inflamatório: útil para inflamações:
  • Digestivo: útil para fraqueza digestiva;
  • Tónico respiratório: fantástico para diversos tipos de problemas respiratórios, nomeadamente para fazer que a respiração seja longa, profunda, tranquila.
  • Antisséptico e antitóxico: muito útil, por exemplo, para cozinhar carnes ou mariscos, etc.
  • Poderoso afrodisíaco para homens e mulheres: melhora a libido e melhora o desempenho sexual.
O gengibre é muito útil para várias ocasiões:

– Fortalece o coração e respectivo sistema circulatório sanguíneo;
– A nível do baço-pâncreas, fortalece a parte digestiva;
– Ajuda para eliminar humidades e mucosidades a nível dos pulmões;
– Promove a transpiração e é útil, por exemplo, quando a pessoa está constipada, com gripe ou com febre, pois ajuda para eliminar a febre tirando esse calor excessivo de dentro do corpo;
– Curiosamente, também se a pessoa tiver dentro do corpo, por exemplo, frio, humidade ou vento frio, também ajuda para expulsar isso;
– É útil para promover a circulação do Qi (Energia) e activar o metabolismo, a nível do fígado;
– Aumenta a tensão arterial em pessoas enfraquecidas com tensão arterial baixa;
– Diminui a tensão arterial nos casos em que seja devida à arteriosclerose, aterosclerose ou entupimento das artérias.
– Portanto é util não apenas para subir como para baixar a tensão arterial, normalizando a tensão arterial que esteja relacionada com o fígado ou com os vasos sanguíneos;
– Fortalece os tendões.

A nível de posologia recomenda-se 3 a 9 gramas por dia de gengibre fresco.

Explico…

Por dentro o gengibre é branco-amarelado: o branco tem a ver com pulmões (é uma das razões, não quer dizer que seja única, da sua relação com os pulmões), e o amarelo tem a ver com baço-pâncreas (daí a sua relação com a digestão e o facto de ser também um tónico digestivo).

É também quente. Então, tonifica o Yang dos rins (daí também em parte a razão de ser um tónico sexual), também ajuda para eliminar frio interno, para aquecer o corpo. Aquece também o estômago, o que melhora a digestão. Aquece os pulmões, portanto é útil para casos de frio a nível respiratório (por exemplo, para a pessoa que tem o nariz a pingar).

É um tónico do Qi (Energia). É indicado para hemorragias por défice de Qi (Energia). Por exemplo, hemorragias uterinas crónicas, com sangue de cor pálida e em que a pessoa tem os membros frios e a cara pálida. Por outro lado, curiosamente, também é útil como anticoagulante do sangue e, portanto, é útil para baixar o colesterol, evitar tromboses, além de aterosclerose dos vasos sanguíneos, enfartes do miocárdio, etc. E nesse caso é por isso que baixa a tensão arterial ao permitir um fluxo de sangue mais fácil. Além disso, tonifica o fluxo de Qi – o fluxo de Energia nos meridianos. Portanto, auxilia o Qi do fígado a fazer circular o Qi nos meridianos, e fortalece os tendões que estão relacionados com a vesícula biliar.

Também para pessoas que, por exemplo, sejam demasiadamente Yang, é útil comer um bocadinho de gengibre. Embora possa parecer um bocado paradoxal, porque o gengibre também é Yang, o gengibre tem a propriedade de ajudar a expulsar coisas de dentro para fora e de ajudar a dispersar. Por isso é que serve para tratar dores. Então é muito útil para pessoas muito Yang, usar gengibre para transpirar um bocadinho, para eliminar um bocado esse Yang.

É útil também para infeções de Covid-19. Isto porque há, em casos mais avançados, por exemplo, trombo-embolismo pulmonar e acumulação de mucosidades e o gengibre vai ajudar a desfazer isso. Também em casos de tosse Yin – tosse com a expectoração branca.

Precauções e cuidados a ter são, portanto:

Condições muito Yang ou por défice de Yin (por exemplo, pessoas que tenham úlcera gástrica, porque pode provocar hemorragia nesse caso ou pode aumentar a hemorragia caso já exista). Em caso de hipertensão arterial devida a Défice Yin ou devida a Subida de Yang do fígado ou devida a Fogo do Fígado, porque é muito Yang. E em casos de expectoração espessa, amarelada, ou acastanhada, porque tais sintomas também já reflectem uma condição muito Yang.

Receitas com gengibre

Em casos de problemas de muita tosse, de uma crise asmática, ou infeções por Covid-19, é útil esfregar sumo de gengibre na parte de cima das costas, ao nível da altura da transição entre as duas vértebras D3-D4 que, a nível da acupunctura ou Medicina Tradicional Chinesa, essa região tem pontos de acupunctura relacionados com os pulmões.

Portanto, nessa zona, na parte entre as omoplatas, pode-se esfregar o sumo de gengibre, ou misturado com metade sumo de gengibre e metade de óleo de sésamo. Também se pode aplicar aí uma compressa bem quente de gengibre. Ou então pode-se aplicar a compressa bem quente de gengibre na região do estômago, relacionada com o ponto de acupunctura VC12 Zhongwan, que é muito útil para problemas respiratórios, além de problemas digestivos.

Em casos de dores abdominais em crianças, por exemplo, por motivo de excesso de alimentação, pode-se juntar 40 gramas de gengibre seco com o sumo de gengibre fresco, e colocar no umbigo da criança, e rapidamente as dores da criança desaparecem e acelera a digestão.

Eu recomendo que vejam a publicação “Ah Gengibre! Que Força, Amigo! Energia, Vigor e Potência“, onde eu tenho lá muitas receitas e uma informação bastante pormenorizada sobre o gengibre.

Por uma Vida Sã e Feliz
Individual, Familiar e Mundial.

Manuel Moreira

===============

Os 3 Cursos Principais da Medicina Natural em Casa:
https://www.institutonaturmed.com/principios-fundamentais/

Telemóvel: (+351) 919915438
Email: naturmed@naturmed.com.pt
Link Mensagem: https://m.me/naturmedmedicinasnaturais

Formações NaturMed – https://www.institutonaturmed.com/subscribe
Site e Loja Online NaturMed – www.naturmed.com.pt

Gostou e quer ajudar? Partilhe!

Quem escreveu este artigo: