Instituto NaturMed

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Gengibre: Poderoso Vitalizante Geral – Doenças Respiratórias

Neste Vídeo apresento numerosos Poderes Medicinais do Gengibre, em Uso Interno (como Condimento, Chá, Comprimidos, Óleo Essencial, etc.) e em Uso Externo (Unguento, Sumo, Compressa, etc.).

Falo dos Efeitos do Gengibre a nível Físico (Órgãos e Tecidos) e Energético (Meridianos), bem como no Fortalecimento da Vitalidade em geral e Sexualidade.

E indico várias Receitas com Gengibre para Uso Interno e Externo.

O gengibre é uma planta superpoderosa.

Eu tenho um familiar que há tempos foi diagnosticado com infeção por Covid-19, e ele limitou-se a fazer um chá com sumo de gengibre, sumo de limão e mel. Tomou um medicamento natural, e passado 4 dias estava impecável, sem ficar com recidivas, sem ficar com nenhuma sequela da doença, nem chegou a ficar com falta de paladar, nem com falta de olfato.

Então, o gengibre é muito poderoso, não só para fortalecer a saúde, para fortalecer a pessoa em diversos aspetos, como também para tratar diversas doenças.

O gengibre é originário da ilha de Java na Indonésia, onde é usado como condimento e também como medicamento natural, quer internamente, quer externamente sob diversas formas – Internamente como chá ou em formas medicinais; externamente como, por exemplo, óleo essencial, como um unguento, como uma compressa quente de gengibre que tem muito poder.

Algumas propriedades do Gengibre

  • Analgésico: útil para dores;
  • Anti-inflamatório: útil para inflamações:
  • Digestivo: útil para a frequência digestiva;
  • Tónico respiratório: fantástico para diversos tipos de problemas respiratórios, nomeadamente para fazer que a respiração seja longa, profunda, tranquila.
  • Antisséptico e antitóxico: muito útil, por exemplo, para cozinhar carnes ou mariscos, etc.
  • Poderoso afrodisíaco para homens e mulheres: melhora a libido e melhora o desempenho sexual.
O gengibre é muito útil para várias ocasiões:

– Fortalece o coração no sistema circulatório;
– A nível do vosso pâncreas, fortalece a parte digestiva;
– Ajuda para eliminar humidades e mucosidades a nível dos pulmões;
– Promove a transpiração e é útil, por exemplo, quando a pessoa está constipada, com gripe ou com febre, pois ajuda para eliminar a febre tirando esse calor excessivo de dentro do corpo;
– Curiosamente, também se a pessoa tiver dentro do corpo, por exemplo, frio, humidade ou vento frio, também ajuda para expulsar isso;
– É útil para diminuição do metabolismo, a nível do fígado;
– Aumenta a tensão arterial, por isso é útil para pessoas enfraquecidas com tensão arterial baixa;
– Fortalece os tendões, a nível de posologia recomenda-se 3 a 9 gramas por dia de gengibre fresco.

Explico…

Por dentro o gengibre é branco-amarelado: o branco tem a ver com pulmões (é uma das razões, não quer dizer que seja única, da sua relação com os pulmões), e o amarelo tem a ver com pâncreas (daí a sua relação com a digestão e o facto de ser também um tónico digestivo).

É também quente. Então, tonifica o yang dos rins (daí também em parte a razão de ser um tónico sexual), também ajuda para eliminar frio interno, para aquecer o corpo. A aquece também o estômago, o que melhora a digestão. Aquece os pulmões, portanto é útil para casos de frio a nível respiratório (por exemplo, para a pessoa que tem o nariz a pingar).

É um tónico do chi. É indicado para hemorragias por défice de chi. Por exemplo, hemorragias uterinas crónicas, com sangue de cor pálida e em que a pessoa tem os membros frios e a cara pálida. Por outro lado, curiosamente, também é útil como anticoagulante do sangue e, portanto, é útil para baixar o colesterol, evitar tromboses, além de aterosclerose dos vasos sanguíneos, enfartes do miocárdio, etc. Além disso, tonifica o fluxo de chi, o fluxo de energia nos meridianos. Portanto, auxilia o chi do fígado a fazer circular o chi nos meridianos, e fortalece os tendões que estão relacionados com a vesícula biliar.

Também para pessoas que, por exemplo, sejam demasiadamente yang, é útil comer um bocadinho de gengibre. Embora possa parecer um bocado paradoxal, porque o gengibre também é yang, o gengibre tem a propriedade de ajudar a expulsar coisas de dentro para fora e de ajudar a dispersar. Por isso é que serve para tratar dores. Então é muito útil para pessoas muito yang, usar gengibre para transpirar um bocadinho, para eliminar um bocado esse yang.

É útil também para infeções de Covid-19. Isto porque há, em casos mais avançados, por exemplo, trombo-embolismo pulmonar, a acumulação de mucosidades, e o gengibre vai ajudar a desfazer isso. Também em casos de tosse ying, tosse com a expetoração brava.

Precauções e cuidados a ter são, portanto:

Condições muito yang ou por défice de ying (por exemplo, pessoas que tenham ulcera gástrica, porque pode provocar hemorragia nesse caso, ou aumentar a hemorragia caso já exista). Em caso de hipertensão arterial, porque é muito yang, e em caso de expetoração espessa, amarelada, ou acastanhada, porque já é uma condição muito yang.

Receitas com gengibre

Em casos de problemas de muita tosse, de uma crise asmática, ou infeções por Covid-19, é útil esfregar sumo de gengibre na parte de cima das costas, em torno das duas vértebras entre D3 e D4 que, a nível da puntura esses pontos, estão relacionados com os pulmões.

Portanto, nessa zona na parte entre as omoplatas, pode-se esfregar o sumo de gengibre, ou misturado com metade sumo de gengibre e metade de óleo de sésamo. Também se pode aplicar aí uma compressa de gengibre. Ou então pode-se aplicar a compressa de gengibre na região do estômago que está relacionado com o VC12, que é muito útil para problemas respiratórios, além de digestivos.

Em casos de dores abdominais em crianças, por exemplo, por motivo de excesso de alimentação, pode-se juntar 40 gramas de gengibre seco com o sumo de gengibre fresco, e colocar no umbigo da criança, e rapidamente as dores da criança desaparecem e acelera a digestão.

Eu recomendo que vejam a publicação “Ah Gengibre! Que Força, Amigo! Energia, Vigor e Potência“, onde eu tenho lá muitas receitas e uma informação bastante pormenorizada sobre o gengibre.

Por uma Vida Sã e Feliz
Individual, Familiar e Mundial.

Manuel Moreira

===============

Os 3 Cursos Principais da Medicina Natural em Casa:
https://www.institutonaturmed.com/principios-fundamentais/

Telemóvel: (+351) 919915438
Email: naturmed@naturmed.com.pt
Link Mensagem: https://m.me/naturmedmedicinasnaturais

Formações NaturMed – https://www.institutonaturmed.com/subscribe
Site e Loja Online NaturMed – www.naturmed.com.pt

Gostou e quer ajudar? Partilhe!

Quem escreveu este artigo: